A necessidade de fortalecer sectores estratégicos como saúde, energia, transportes, agroindústria e indústria em Angola esteve no centro da audiência concedida pelo Ministro do Planeamento, Victor Hugo Guilherme, à delegação da DLA Piper, uma das maiores bancas de advogados do mundo, na terça-feira, 24, nas instalações do Ministério do Planeamento.
A empresa, presente em mais de 40 países, incluindo 20 africanos e com forte presença nos EUA, pretende alavancar a sua experiência para apoiar o Governo Angolano, sobretudo através de PPP.
Durante o encontro, o Ministro destacou a necessidade de acelerar projectos nos sectores da saúde, energia, transportes, agroindústria e indústria, apontando que o IFC já identificou entre seis a oito projectos prioritários na área da saúde. No entanto, sublinhou que a agroindústria e a indústria transformadora precisam de maior apoio para potenciar o investimento e a criação de valor no país.
O governante alertou também para os desafios de reputação internacional, agravados pela inclusão de Angola na “lista negra” da União Europeia, consequência de o País permanecer na “lista cinzenta” do GAFI (Grupo de Acção Financeira) e defendeu o reforço de mecanismos de compliance e governação.
A DLA Piper comprometeu-se a apoiar Angola na mobilização de investimento, na implementação de PPP e no fortalecimento institucional, destacando a experiência da firma em projectos de infra-estrutura, energia e ambiente de negócios em África.
O encontro reforçou o interesse mútuo em tornar Angola um destino mais atractivo para o investimento sustentável, com foco na diversificação económica e no fortalecimento das capacidades internas, sublinhando que o País, com a sua dimensão, população jovem e recursos naturais, tem um enorme potencial a ser explorado.
